Estação Ecológica de Guaraqueçaba

© ICMBio

A ESEC de Guaraqueçaba protege ecossistemas peculiares no litoral do Estado, e é formada por manguezais, sambaquis e ilhas, sendo importante para garantir a reprodução e o equilíbrio entre a biodiversidade da região.

 DADOS BÁSICOS E DE GESTÃO

 

Código UNEP-WCMC
18738

 Código CNUC

0000.00.0054

Área (ha)

4825.34

Ato de Criação

Dec nº 87.222 de Mai/82

Órgão Gestor

ICMBio

Com infra-estrutura para visitação

Não

Dotada de Plano de Manejo

Não

Conselho Gestor

Não

Contato

elisavieira@gmail.com.br | (41) 3482-1262

Município(s)

Guaraqueçaba

Bioma Predominante

Marinho (Costeiro)

Região Fitoecológica

Floresta Ombrófila Densa

Localização

_______________________________________________________________________________________________

CONSERVAÇÃO

Quantidade de spp. da fauna ameaçadas1:

2

Espécies da fauna endêmicas, ameaçadas de extinçãoe seu estado de conservação3

Mico-leão-de-cara-preta (Leontopithecus caissara)

© conservacaobrasil.wordpress.com

© conservacaobrasil.wordpress.com

 ______________________________________________________________________________________________ 

Algumas das spp. da flora ameaçada de extinção*

palmito-doce

© conservacaobrasil.wordpress.com

  ______________________________________________________________________________________________

Notas:

1 Conforme Mikich & Bérnils (2004), o número de spp. leva em conta além das ameaçadas (CR, EN, VU), também as quase ameaçadas (NT) e com deficiência de dados (DD).

2 Conforme Nascimento & Campos (2011).

3 Algumas espécies aparecem com seu status de conservação. Tal status é definido mundialmente pela IUCN, no Brasil pelo MMA e no Paraná pelo IAP. As abreviações: EX – Extinto / EW – Extinto na natureza / CR – Em perigo crítico / EN – Em perigo / VU – Vulnerável / NT – Quase ameaçada / LC – Pouco preocupante / DD – Deficiente em dados. Os anos apresentam a data da avaliação da conservação da espécie.

______________________________________________________________________________________________

Citação:

GÓES C G; LORENZO M P (2012). Estação Ecológica de Guaraqueçaba. In: Unidades de Conservação do Paraná. Disponível em: <https://conservacaobrasil.wordpress.com&gt;. Acesso em: (dia/mês/ano).

______________________________________________________________________________________________

Referências Bibliográficas:

IAP. Unidades de Conservação Abertas à Visitação. 2011. Disponível em: http://www.uc.pr.gov.br/arquivos/File/…Ucs/Abertas_a_visitacao_17_02_11.pdf. Acesso em: 01 ago. 2011.

IUCN 2010. IUCN Red List of Threatened Species. Version 2010.4. <www.iucnredlist.org>. Downloaded on 15 May 2011.

Mikich, S.B. & R.S. Bérnils. Livro vermelho da fauna ameaçada no estado do Paraná. Instituto Ambiental do Paraná, Curitiba, Brasil.

MMA 2003. Ministério do Meio Ambiente. Instrução Normativa nº3, de 26 de Maio de 2003. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/ascom_boletins/_arquivos/83_19092008034949.pdf&gt;. Acesso em: 29 jun. 2011.

MMA 2008. Ministério do Meio Ambiente. Instrução Normativa nº6, de 26 de Setembro de 2008. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/estruturas/179/_arquivos/179_05122008033615.pdf&gt;. Acesso em: 29 jun. 2011.

MMA/CNUC 2011. Ministério do Meio Ambiente. Secretaria de Biodiversidade e Florestas. Ano Internacional da Biodiversidade. Cadastro Nacional de Unidades de Conservação. Relatório. Disponível em:<http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exibeFormularioPortal&gt;. Acesso em: 10 jul. 2011.

WWF 2012. Observatório de Unidades de Conservação. Unidades de Conservação. Disponível em:< http://observatorio.wwf.org.br/unidades/&gt;. Acesso em: 14 set. 2012.

Anúncios

Sobre Gustavo Góes

Amante da natureza, Gustavo é Analista Ambiental e atua com pesquisa e conservação da biodiversidade e educação ambiental. É diretor da ONG Meio Ambiente Equilibrado (ONG MAE), conselheiro do Meio Ambiente de Londrina-PR e atualmente desenvolve estudos sobre ecologia alimentar e espacial da anta em região fragmentada da Mata Atlântica, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina.

»

  1. Antonio Carlos das Chagas disse:

    Olá amigos! Sou Antonio Chagas, “Biólogo”, Porém, não exerço essa profissão, pois quando me formei já prestava serviço ao Judiciário Matogrossense o qual já estou a 28 anos nessa instituição – más confesso que sou um eterno apaixonado pela natureza. Assim sendo através deste rendo minha mais ciceras homenagem Aos Organizadores da Unidade de Conservação do Paraná, Aceitem os meus mais sinceros votos de parabéns. Estou feliz por rever através deste Site, em especial “Campos de Palmas”, região onde nasci em 1956 – “Mangueirinha Pr”. Morei em Palmas, Ponte Serrada e Xanxerê, além de Rio Grande do Sul. Guaraqueçaba, Cidade esta a qual acabei de conhecer em 29/11/2012. Pelo que me falaram é a cidade mais antiga do Paraná, com 467 anos de Emancipação Política neste ano de 2012. Em se tratando da unidade de conservação do Paraná, entendo que não precisa ser Biólogo para preservar a nossa tão linda e necessária NATUREZA. (NATUREZA CONSERVADA POVO COM MAIS OXIGÊNIO MAIS EXPECTATIVA DE VIDA, MAIS SAÚDE , MAIS BELO – ASSIM TEM QUE SER O NOSSO QUERIDO BRASIL – O MEU BRASIL GIGANTE).

    • Gustavo Góes disse:

      Olá Antonio, muito grato pelas belas e sinceras palavras. Ficamos felizes por nosso humilde esforço estar sendo conferido por pessoas como você. Muitas informações hão de ser inseridas neste espaço, de muitas outras belezas existentes no Paraná, não deixe de conferir. Forte abraço!

  2. Maria Cecília Abbud disse:

    Olá Gustavo, só gostaria de atualizar as informações de que a ESEC de Guaraqueçaba tem um conselho criado pela PORTARIA No 3, DE 5 DE JANEIRO DE 2012 e que o Plano de Manejo está sendo elaborado. Além disso, o papagaio-de-cara-roxa saiu da lista de espécies ameaçadas do MMA no final do ano passado, está como quase ameaçado.

    Obrigada. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s