As Unidades de Conservação (UCs) são áreas protegidas com o objetivo da conservação da biodiversidade. Atualmente são grandes os esforços na criação de novas áreas, bem como a devida manutenção e gestão desses locais.

No Paraná existem mais de 80 UCs em áreas públicas, entre as esferas estadual e federal. O estado se encontra numa região de transição de clima tropical para subtropical, devido a isso possui uma grande diversidade de ambientes e ecossistemas.

mapa da floresta original do paraná

Floresta Original © SPVS

O Paraná tem o bioma Mata Atlântica em 98% do seu território, dados da Fundação SOS Mata Atlântica indicam que no ano de 2008 os remanescentes do bioma eram de 10.53%.  Isso ocorreu devido a ocupação desordenada ocorrida no século passado, e a riqueza natural do estado só foi valorizada com a criação de áreas protegidas visando conservar os fragmentos relictuais.

mapa da floresta atual no Paraná

Floresta Atual © SPVS

A iniciativa deste blog surgiu da carência de informações compiladas sobre o Patrimônio Natural do Paraná. Os autores visam a caracterização dessas áreas, por meio de informações a respeito da biodiversidade existente, bem como a análise da gestão dessas UCs. Também como objetivo, tem-se a consonância com Plano Estratégico para Biodiversidade firmado pela Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB/ONU). Mais precisamente, visa-se o cumprimento do primeiro objetivo estratégico: “Tratar das causas fundamentais de perda de biodiversidade fazendo com que preocupações com biodiversidade permeiem governo e sociedade”.

A conservação de espécies ameaçadas recebe destaque especial em cada publicação deste blog, haja vista a destruição de habitats e o consequente número alto de espécies em listas de extinção atualmente. As espécies ameaçadas são aquelas cujas populações estão em declínio a ponto de colocá-las em risco de extinção. A classificação do risco leva em conta, dentre outros fatores, o nível de ameaça ao qual a espécie está sujeita, sua distribuição e amplitude, além da variação do tamanho de suas populações.

As categorias do estado de conservação, conforme a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), são as seguintes:

LC – pouco preocupante
NT – quase ameaçada

VU – vulnerável
EN – em perigo
CR – em perigo crítico

EW – extinta na natureza
EX – extinta

As espécies da fauna foram avaliadas segundo listas em nível mundial (IUCN), nacional (MMA) e estadual (IAP). Já as espécies da flora levam em conta a lista da IUCN e a lista do MMA, esta, no entanto, não possui categorização.

Boa visita!

»

  1. Adam Nogueira disse:

    Ótimo blog os autores estão de parabéns é gratificante ver que temos pessoas preocupadas e atuantes com a questão ambiental em nosso Estado. Se for possível gostaria de obter as áreas de UC´s do Litoral Paranaense marcadas no Google Earth, isso contribuirá com a conservação de nossa diversidade biológica.

    Obrigado

    Adam Nogueira

    • Gustavo Góes disse:

      Olá Adam, agradecemos pela palavras. Percebi que também é um militante da causa, muito bom saber disso!
      Você está interessado nos polígonos das UC do litoral com extensão para o Google Earth, é isso?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s